Translate

segunda-feira, 22 de abril de 2013

DINÂMICA PARA REUNIÃO COM OS PAIS

Dinâmica “você é importante para mim?”

Objetivos:
- levar os pais pensar em seus filhos, percebendo a importância de cada um.
-proporcionar momentos de reflexão e diálogo

Tema: cuidar

Material:
-história: “O mistério da caixa vermelha” de Semíramis Paterno
- caixas e espelhos referentes ao número de crianças

Tempo de duração: em média de 20 minutos depende da participação dos pais.

Procedimentos:
1-      Contar a história
2-      Refletir quem é a pessoa muito importante que esta dentro da caixa (vai aparecer a imagem deles dentro da caixa)
3-      Deixar os pais falar porque são importantes
4-      Questionar os pais pedindo, para quem são importantes? E quem vocês gostariam que estivesse ao seu lado, refletindo no espelho? (esperamos respondam – o filho)
5-      “O filho é um pedacinho de cada pai e mãe, tanto na genética, como na relação social, demostrado pela maneira de agir com os acontecimentos do dia a dia. Por isso, cada um de vocês vai voltar ao tempo de criança. Olhe para o espelho e tente ver você quando tinha a idade do seu filho”
6-      Dar um tempo
7-      Agora procurem lembrar: quais eram as suas características sociais? Quais eram as brincadeiras que costumavam brincar e com quem?
8-      Dar um tempo
9-      Deixar espaço aberto para os pais que gostariam de falar suas experiências como criança e fazer reflexões.
10-  “Agora vamos seguir no tempo, hoje não somos mais crianças, a frase ainda continua “você é importante para mim”, mas com tons diferentes. Na infância dizia dizíamos para nossos pais “você é importante para mim” e vice versa, agora somos nós que tomamos o papel de pai e dizemos para os nossos filhos “você é importante para mim””.
“Olhe para o espelho e tente ver o reflexo do seu filho, não esqueça os pequenos detalhes, as brincadeiras, o agir”
11-  Abrir espaço para conversarmos sobre como era e como é a infância atualmente, neste momento podemos abrir parentes para falar que os costumes se transformam, mas os valores precisam ser cultivados.
12-  Voltando a olhar o espelho:
 “Falando em valores, voltamos a olhar para o espelho e agora pense, porque meu filho é importante para mim?”
13-  “Continuando a olhar o reflexo do filho no espelho: tudo o que é importante precisa ser cuidado. Se não cuidarmos do que temos acamamos perdendo ou alguém acaba roubando nosso bem precioso. Peço que reflitam: o que estou fazendo para cuidar do meu bem precioso? Não esqueça que as crianças possuem direitos e deveres.”
14-  Deixar espaço para conversas e reflexões.
15-  Mensagem final: CUIDANDO DA FLOR

MENSAGEM


"CUIDANDO DA FLOR
 Havia uma jovem muito rica, que tinha tudo, um marido maravilhoso, filhos perfeitos, um emprego que lhe pagava muitíssimo bem, uma família unida. O estranho é que ela não conseguia conciliar tudo isso, o trabalho e os afazeres lhe ocupavam todo o tempo e a sua vida sempre estava deficitária em alguma área.
Se o trabalho lhe consumia muito tempo, ela tirava dos filhos, se surgiam problemas, ela deixava de lado o marido... E assim, as pessoas que ela amava eram sempre deixadas para depois. Até que um dia, seu pai, um homem muito sábio, lhe deu um presente: Uma flor caríssima e raríssima, da qual só havia um exemplar em todo o mundo. E disse à ela:
Filha, esta flor vai te ajudar muito mais do que você imagina! Você terá apenas que regá-la e podá-la de vez em quando, e às vezes conversar um pouquinho com ela, e ela te dará em troca esse perfume maravilhoso e essas lindas flores.
A jovem ficou muito emocionada, afinal a flor era de uma beleza sem igual. Mas o tempo foi passando, os problemas surgiam, o trabalho consumia todo o seu tempo, e a sua vida, que continuava confusa, não lhe permitia cuidar da flor. Ela chegava em casa, olhava a flor e as flores ainda estavam lá, não mostravam sinal de fraqueza ou morte, apenas estavam lá, lindas, perfumadas. Então ela passava direto. Até que um dia, sem mais nem menos, a flor morreu. Ela chegou em casa e levou um susto! Estava completamente morta, sua raízes estava ressecadas, suas flores caídas e suas folhas amarelas. A jovem chorou muito, e contou a seu pai o que havia acontecido.
Seu pai então respondeu: Eu já imaginava que isso aconteceria, e eu não posso te dar outra flor, porque não existe outra igual a essa, ela era única, assim como seus filhos, seu marido e sua família.
Todos são bênçãos que o Senhor te deu, mas você tem que aprender a regá-los, podá-los e dar atenção a eles, pois assim como a flor, os sentimentos também morrem.Você se acostumou a ver a flor sempre lá, sempre florida, sempre perfumada, e se esqueceu de cuidar dela. Cuide das pessoas que você ama!
E você? Tem cuidado das bênçãos que Deus tem te dado?
Lembre-se sempre da flor, pois como ela são as Bênçãos do Senhor, Ele nos dá, mas nós é que temos que cuidar"
Autor desconhecido.

MURAL

Meus pés ... utilizo para ...
Esta atividade possui o objetivo de fazer os educandos refletir a utilidade dos pés.

MURAL



 Minhas mãos... utilizo para ....
Será que as mãos servem para bater, empurrar e apertar?
Precisamos refletir iste assunto com nossos educandos.